Você precisa se cuidar! Quando você escuta essa frase o que te vem à mente? Preciso procurar um médico, ir ao dentista, mudar a alimentação, melhorar o visual, fazer exercícios? Essas são algumas possibilidades, mas, e os cuidados com a saúde mental, você pensaria nesta alternativa?
Para dar atenção a sua saúde mental, não é necessário que você esteja passando por um descontrole emocional ou que esteja em tratamento psicológico e/ou psiquiátrico. Afinal, cuidar da sua mente está diretamente ligado à qualidade de vida.
Se você quer entender melhor a importância dos cuidados com a mente, acompanhe o texto!
O que é a saúde mental?
Para entender o significado de saúde mental, é importante saber que este é um conceito amplo, por isso qualquer redução é problemática.
A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.
Para o professor do curso de Psicologia, Pedro Augusto Cruz, “o conceito de saúde está ligado ao bem-estar e às múltiplas dimensões da nossa existência. Assim, em relação à saúde da mente, acredito que esteja relacionada ao uso sadio de nossas faculdades mentais, de modo que não se encontrem em estado de passividade e nem de sobrecarga”, explica.
Por que cuidar da saúde mental?
Já parou para pensar como a nossa existência depende da relação equilibrada entre corpo e mente? É por isso que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças.
“Cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente. Tanto em relação às emoções, quanto ao nosso cognitivo. Assim, é preciso compreender que os problemas existem e sempre existirão, mas que o adoecimento se apresenta quando ficamos impossibilitados de lidar com eles”, destaca o professor.
E quando, na sua rotina diária, você não consegue enfrentar as situações negativas e os sentimentos que surgem com elas, os efeitos podem ser sentidos na saúde mental, através do estresse e da ansiedade, por exemplo.
Quais atitudes contribuem para a saúde mental?
É preciso que você saiba, para manter a saúde mental equilibrada e alcançar uma boa qualidade de vida o seu esforço será diário, uma construção permanente.
Então, não tem receita pronta! Mas para ajudar, separamos algumas dicas do professor de Psicologia, Pedro Augusto Cruz, que você pode seguir.
Conheça suas possibilidades
Não seja exigente com você mesmo! Analise, com pensamento crítico, as possibilidades que tem para alcançar metas e objetivos. Saiba o que é possível ser feito e evite frustrações, não se culpe por tudo!
Desconstrua obstáculos
Esteja aberto ao novo, busque desconstruir e superar as barreiras que impedem as suas relações – na família, no trabalho, nas amizades, no amor. Acredite que você está em constante transformação e é capaz de criar novos modos de agir, pensar, amar…
Pratique o autocuidado
Tenha um olhar cuidadoso e atento para si mesmo: corpo, mente, emoções, autoestima, etc. Busque construir o seu bem-estar, não se prenda aos padrões da sociedade. E, não se preocupe, ninguém é feliz o tempo todo!
E, caso você acredite que a carga emocional está grande ou que não consegue cuidar da sua saúde mental sem ajuda, não se desespere! Procure a assistência de um profissional especializado, o psicólogo e o psiquiatra.
Conteúdo retirado do portal G1. Disponivel em https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitario/ubm/conhecimento-transforma/noticia/2020/06/13/por-que-e-importante-cuidar-da-saude-mental.ghtml