Me preocupo excessivamente com o futuro: o que fazer?

A preocupação com o futuro é natural e saudável, principalmente, se você estiver diante de uma grande decisão a ser tomada ou vivendo grandes mudanças. Nessas situações, quando pensamos no futuro, surgem incertezas. E a preocupação saudável ajudará no seu processo de tomada de decisão.

Porém, as preocupações se tornam um problema quando são excessivas e paralisam a sua vida. Elas geram outros problemas como inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, dificuldade de concentração ou sensação de “branco” na mente, fadiga ou cansaço excessivo, irritabilidade, tensão muscular e alterações do sono.

Se você sofre desse problema, certamente você é especialista em descobrir possíveis problemas, mas sente muita dificuldade de encontrar soluções eficazes ou respostas de enfrentamento. Não é mesmo?

Portanto, deixo aqui alguns passos que podem ajudá-lo a lidar com suas preocupações de uma forma mais saudável:

1) Monitore as suas preocupações e as categorize como REAL ou HIPOTÉTICA;
2) Foque nas preocupações REAIS e identifique o problema real;
3) Gere soluções possíveis para esse problema;
4) Avalie as consequências de cada solução;
5) Escolha a que julgar mais eficaz e coloque-a em prática;
6) Avalie os resultados alcançados;
7) Se o problema for solucionado, repita o processo com outras preocupações reais; se não for solucionado, retorne ao passo 5 e escolha uma nova solução para colocar em prática e refaça os passos seguintes.

Giovanna, e se a preocupação for hipotética? Compreenda que ela não merece a sua atenção, desprenda-se dela e dedique-se a outra coisa valiosa e concreta da sua vida.

Caso siga esses passos e não consiga ver avanços, busque ajuda profissional. É possível que a sua preocupação excessiva, juntamente com a ansiedade, seja um sintoma do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Nesse caso, a ajuda profissional faz toda a diferença!

Últimas Postagens